Saiba quantos jogadores do Flamengo já foram convocados para a Copa do Mundo
Clube foi o que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira em Mundiais na história Com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando, cresce a curiosidade sobre os...
Clube foi o que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira em Mundiais na história
Com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando, cresce a curiosidade sobre os clubes que mais cederam jogadores às seleções ao longo da história. O assunto ganha força especialmente entre torcedores, que passam a relembrar nomes e números ligados ao torneio.
Nesse cenário, o Flamengo tem presença marcante. De acordo com a Itatiaia, 42 atletas que atuavam pelo clube Rubro-Negro já disputaram Copas do Mundo, defendendo seleções como Brasil, Chile, Equador, Peru e Uruguai.
Atletas do Flamengo que já disputaram Copa do Mundo
Desde as primeiras Copas, o Flamengo esteve presente em momentos marcantes do Mundial. Em 1930, Moderato entrou para a história como o primeiro rubro-negro a marcar gols em Copas, abrindo caminho para nomes lendários como Leônidas da Silva, artilheiro em 1938, e Brito, titular absoluto do tricampeonato de 1970. O clube também teve participação em campanhas simbólicas, como o vice de 1950, com Bigode, e o título de 1958, com Zagallo entre os convocados.
A partir dos anos 1970 e 1980, o protagonismo aumentou com ídolos como Zico, presente em três Copas e destaque em 1982, além de Leandro e Júnior. Nas décadas seguintes, o Flamengo seguiu representado em títulos e campanhas importantes, como Juninho Paulista em 2002 e os estrangeiros Guerrero, Arrascaeta e Varela. Em 2022, o clube igualou seu recorde histórico ao ter quatro jogadores convocados para o Mundial, com Pedro entre eles.
Zico pela Seleção. Foto: Allsport UK /AllsportJogadores do Flamengo em Copa do Mundo:
Copa do Mundo de 1930: Benevenuto (meia), Moderato (atacante) e Araken Patusca (atacante).Copa do Mundo de 1938: Walter (goleiro), Domingos da Guia (zagueiro) e Leônidas da Silva (atacante).Copa do Mundo de 1950: Juvenal (zagueiro) e Bigode (meia).Copa do Mundo de 1954: Dequinha (volante), Rubens (meia) e Índio (atacante).Copa do Mundo de 1958: Moacir (meia), Dida (atacante), Zagallo (atacante) e Joel (atacante).Copa do Mundo de 1966: Paulo Henrique (lateral-esquerdo) e Silva Batuta (atacante).Copa do Mundo de 1970: Brito (zagueiro).Copa do Mundo de 1974: Renato (goleiro) e Paulo Cézar Caju (meia-atacante).Copa do Mundo de 1978: Toninho Baiano (lateral) e Zico (meia).Copa do Mundo de 1982: Leandro (lateral-direito), Júnior (lateral-esquerdo) e Zico (meia).Copa do Mundo de 1986: Sócrates (meia) e Zico (meia).Copa do Mundo de 1990: Zé Carlos (goleiro) e Renato Gaúcho (atacante).Copa do Mundo de 1994: Gilmar (goleiro).Copa do Mundo de 1998: Júnior Baiano (zagueiro) e Zé Roberto (meia).Copa do Mundo de 2002: Juninho Paulista (meia).Copa do Mundo de 2010: Kléberson (meia) e Gonzalo Fierro (meia – Chile).Copa do Mundo de 2014: Frickson Erazo (zagueiro – Equador).Copa do Mundo de 2018: Miguel Trauco (lateral-esquerdo – Peru) e Paolo Guerrero (atacante – Peru).Copa do Mundo de 2022: Guillermo Varela (lateral-direito – Uruguai), Giorgian de Arrascaeta (meia – Uruguai), Everton Ribeiro (meia) e Pedro (atacante).
Campeões do Mundo pelo Flamengo
Sete jogadores do Flamengo já alcançaram o topo do futebol mundial enquanto defendiam o clube. O primeiro grande capítulo veio em 1958, quando Moacir, Dida, Zagallo e Joel fizeram parte da campanha histórica que rendeu ao Brasil o seu primeiro título de Copa do Mundo.
Depois, o Flamengo voltou a ter campeões em momentos icônicos da Seleção. Brito integrou o time lendário do tricampeonato em 1970, enquanto Gilmar esteve no elenco do tetra em 1994. Já em 2002, Juninho Paulista participou da campanha do pentacampeonato.