cover
Tocando Agora:

São Paulo vive pior início do Campeonato Paulista neste século em meio à crise esportiva e institucional

Baixo aproveitamento, defesa frágil e risco real de eliminação expõem momento delicado Após a derrota no Choque-Rei em Barueri e vivendo crise dentro e fo...

São Paulo vive pior início do Campeonato Paulista neste século em meio à crise esportiva e institucional
São Paulo vive pior início do Campeonato Paulista neste século em meio à crise esportiva e institucional (Foto: Reprodução)

Baixo aproveitamento, defesa frágil e risco real de eliminação expõem momento delicado

Após a derrota no Choque-Rei em Barueri e vivendo crise dentro e fora de campo, o São Paulo volta a campo nesta quarta-feira (28), às 21h30, para enfrentar o Flamengo, no MorumBIS, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

E para fazer sua estreia na competição nacional, o Tricolor tenta afastar a má fase no Paulistão. Com uma vitória, um empate e três derrotas, o clube tem seu pior início no estadual neste século, com o segundo pior aproveitamento do torneio, com apenas 26,7%.

Além disso, a equipe já foi vazada dez vezes no Paulistão e ostenta a defesa mais frágil da competição, tendo sofrido três gols em uma mesma partida em três ocasiões distintas: contra o Mirassol (3 a 0), Portuguesa (3 a 2) e Palmeiras (3 a 1).

São Paulo tem a pior defesa do Campeonato Paulista

Logo em seguida aparece a defesa da Ponte Preta-SP, atual lanterna da competição, que sofreu nove gols, seguida por Primavera-SP e Botafogo-SP, com oito cada um. Em termos de saldo, o São Paulo apresenta a terceira pior campanha, com -5, superando apenas o Botafogo-SP, com -6, e a Ponte Preta, com -7.

Com esse cenário, o São Paulo ocupa apenas a 14ª posição, muito próximo da zona de rebaixamento, com quatro pontos, empatado com o Noroeste, que abre o Z2. Para se afastar do risco de queda e ainda sonhar com a classificação no Estadual, o São Paulo terá pela frente confrontos contra Santos, Primavera-SP e Ponte Preta-SP para fechar a primeira fase.

São Paulo de Alan Franco tem a pior defesa do Paulistão Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

A última vez em que o São Paulo não avançou à fase final do Campeonato Paulista foi na edição de 2001. Na época, classificavam-se apenas os quatro primeiros colocados para as semifinais. O Tricolor, com 24 pontos, terminou apenas na oitava colocação, dois atrás do Botafogo-SP (26), quarto colocado.

Crespo continuará no comando do Tricolor do MorumBIS

Mesmo passando por um momento ruim, o técnico Hernán Crespo seguirá no comando do Tricolor. Segundo apuração exclusiva do Bolavip Brasil, a possibilidade de saída do treinador neste momento é tratada internamente como “chance zero”, conforme relatou uma fonte ligada à diretoria tricolor.

Juntando suas duas passagens pelo clube, Crespo tem 90 jogos à frente do Soberano, nos quais conquistou 38 vitórias, 25 empates e 27 derrotas. Em sua primeira passagem, o argentino conquistou o Paulistão de 2021 com o clube.