cover
Tocando Agora:

Técnico Luís Castro defende dois times no Grêmio para suportar maratona de jogos na temporada

Treinador aponta calendário extremo e cobra elenco preparado para rotação constante Vindo de uma emocionante vitória diante do Botafogo no meio da semana, ...

Técnico Luís Castro defende dois times no Grêmio para suportar maratona de jogos na temporada
Técnico Luís Castro defende dois times no Grêmio para suportar maratona de jogos na temporada (Foto: Reprodução)

Treinador aponta calendário extremo e cobra elenco preparado para rotação constante

Vindo de uma emocionante vitória diante do Botafogo no meio da semana, o Grêmio volta a campo neste sábado (7), às 18h30, para enfrentar o Novo Hamburgo-RS, na Arena do Grêmio, pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho.

Para seu primeiro confronto de mata-mata em 2026, o técnico Luís Castro confia no elenco gremista para chegar a mais uma semifinal do estadual, demonstrando satisfação com a evolução do trabalho. De acordo com o treinador, o time está cada vez mais alinhado à proposta de jogo, assim como a comissão técnica tem se aproximado mais dos jogadores.

“Precisamos evoluir. As equipes têm que ter dinâmica de crescimento. Felizmente, o time está conseguindo isso”, comentou o português em rápida conversa com os jornalistas durante o treino da última sexta-feira (6), no CT Luiz Carvalho, que teve o início aberto à imprensa.

Treinador afirma que futebol tem cada vez mais jogos

O técnico também segue atento ao desgaste físico da equipe neste começo de temporada. Ele ressaltou, inclusive, que a tendência do futebol mundial é que os clubes contem com dois times prontos para jogar, a fim de permitir a rotatividade do elenco.

“Montar duas equipes para alternar. O futebol mundial vai exigir isso. O futebol quer mais jogos. Que partida passa hoje na televisão? Se não tem, ficamos frustrados. Se não há jogo do Brasileirão, se não há Champions, o dia parece vazio. O mundo pede jogos, e precisamos estar preparados para isso”, acrescentou.

Grêmio vem de uma excelente vitória diante do Botafogo Foto: Maxi Franzoi/AGIF

O Grêmio não adota um planejamento engessado para definir quando utilizar titulares ou reservas, segundo o treinador. Para Luís Castro, o calendário do futebol brasileiro inviabiliza um plano de longo prazo.

Grêmio tem dois desfalques nas quartas do Gaúcho

“O planejamento acaba se fazendo sozinho. No Brasil, com a quantidade de jogos, é assim. Um jogador é suspenso, outro se machuca. O plano sempre sofre desvios de 50%. O presente vai determinar o futuro. Cada contexto é diferente. Não dá para ser rígido. Às vezes, é preciso decidir de repente”, finalizou o português.

Uma provável equipe do Grêmio para enfrentar o Novo Hamburgo-RS tem: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Viery e Caio Paulista; Noriega, Dodi, Tetê (Enamorado), Willian (Edenilson) e Amuzu; André Henrique. Arthur e Pavón cumprem suspensão por terem sido expulsos contra o Juventude.