cover
Tocando Agora:

Tostão lista sete opções para Ancelotti escolher o camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo

O comentarista analisou o papel do centroavante do passado, fazendo uma conexão com o desempenho no futebol atual Tostão fez elogios à safra de centroavante...

Tostão lista sete opções para Ancelotti escolher o camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo
Tostão lista sete opções para Ancelotti escolher o camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo (Foto: Reprodução)

O comentarista analisou o papel do centroavante do passado, fazendo uma conexão com o desempenho no futebol atual

Tostão fez elogios à safra de centroavantes à disposição de Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo. Para o colunista da Folha de São Paulo, o leque de opções para o técnico italiano inclui sete atletas de diversas características.

O campeão mundial pela seleção brasileira em 1970 listou Pedro e Igor Jesus como camisas 9 mais clássicos. Já João Pedro e Matheus Cunha foram mencionados como dois atacantes de movimentação intensa. Por fim, Vinicius Júnior, Kaio Jorge e Vitor Roque são definidos pelo veterano comentarista como centroavantes de velocidade, que recebem a bola nas costas dos zagueiros.

“Se a Copa fosse hoje, Vinicius Júnior seria o titular“, projetou Tostão, buscando antecipar a escolha de Ancelotti. Contudo, o ex-atacante reconheceu que os jogadores citados estão abaixo de nomes como Haaland e Harry Kane.

Tostão lembrou da experiência que viveu na função na Copa de 1970

Tostão recordou o papel que desempenhou como centroavante na campanha do tricampeonato em 1970, relatando que inicialmente seria reserva de Pelé na Copa do Mundo. Mas Zagallo mudaria de ideia, mesmo após convocar dois artilheiros típicos, como Dario e Roberto Miranda.

“A seleção precisava de um centroavante armador, facilitador, para atuar entre Pelé e Jairzinho, como ocorreu“, lembrou o titular do célebre escrete canarinho no México.

Tostão fez reflexão sobre papel do camisa 9 – Foto: Reprodução/YouTube

Assim, discordou da expressão “falso 9” para as referências no ataque que se movimentam e são mais participativos no jogo coletivo, ao invés de permanecerem fixas na grande área. “Brasil não acompanhou a evolução na maneira de jogar“, criticou.

Quando serão os próximos jogos do Brasil?

A seleção brasileira enfrentará França e Croácia, nos amistosos que acontecerão nos Estados Unidos, respectivamente, nos dias 26 e 31 de março. O Brasil está no Grupo C da Copa do Mundo, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A estreia no Mundial acontecerá diante dos africanos no dia 13 de junho.