Uruguai perde para Espanha e é eliminado da Copa do Mundo de 2026
Seleção europeia garantiu a liderança do Grupo H, enquanto a Celeste deu adeus ao Mundial ainda na fase de grupos A Espanha venceu o Uruguai por 1 a 0, nesta...
Seleção europeia garantiu a liderança do Grupo H, enquanto a Celeste deu adeus ao Mundial ainda na fase de grupos
A Espanha venceu o Uruguai por 1 a 0, nesta sexta-feira (26), pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2026. O resultado garantiu a liderança da chave para os espanhóis e eliminou a Celeste ainda na fase de grupos, repetindo a campanha frustrante da edição anterior.
O Uruguai começou melhor e tentou pressionar nos minutos iniciais, mas não conseguiu transformar o domínio em oportunidades claras. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Álex Baena arriscou de fora da área e contou com um frangaço de Muslera, que deixou a bola escapar e viu a Espanha abrir o placar.
No intervalo, Marcelo Bielsa substituiu Muslera por Sergio Rochet, do Internacional. Na segunda etapa, o Uruguai tentou reagir, mas pouco produziu, enquanto Fernando Torres acertou a trave e quase ampliou para a Espanha.
Bielsa ainda foi criticado por sacar Valverde aos 11 minutos do segundo tempo, Ugarte deixou o campo lesionado de maca nos minutos finais e Canobbio foi expulso nos acréscimos.
Espanha confirma favoritismo; Uruguai repete fracasso
Com a vitória, a Espanha terminou na liderança do Grupo H e confirmou o favoritismo para a sequência da Copa do Mundo. Agora, a seleção espanhola enfrentará Áustria ou Argélia, que disputam a segunda colocação do Grupo J. Já Cabo Verde avançou em segundo lugar e terá a Argentina pela frente.
O Uruguai, por sua vez, voltou a decepcionar. Bicampeã mundial, a Celeste foi eliminada ainda na fase de grupos pela segunda Copa do Mundo consecutiva e segue sem conseguir derrotar a Espanha no histórico do confronto entre as seleções.
Bastidores aumentaram a pressão sobre Bielsa
A eliminação aconteceu em meio a um ambiente de forte desgaste nos bastidores da seleção uruguaia. Antes da partida, líderes do elenco cobraram Marcelo Bielsa pela alta carga de treinamentos e defenderam uma postura mais defensiva diante da Espanha, mas o treinador manteve seu plano de jogo.
As divergências provocaram discussões entre jogadores e comissão técnica durante a preparação para a partida. Com mais uma eliminação precoce e decisões bastante questionadas durante o jogo, a permanência de Bielsa no comando da seleção uruguaia passou a ficar ainda mais ameaçada.