cover
Tocando Agora:

Vasco adota novo modelo de contratações sob Admar Lopes e caminha para ter janela mais barata da era SAF

O executivo português, conhecido por seu olhar atento ao mercado europeu, priorizou jogadores que chegam por empréstimo ou em contratos definitivos Desde a c...

Vasco adota novo modelo de contratações sob Admar Lopes e caminha para ter janela mais barata da era SAF
Vasco adota novo modelo de contratações sob Admar Lopes e caminha para ter janela mais barata da era SAF (Foto: Reprodução)

O executivo português, conhecido por seu olhar atento ao mercado europeu, priorizou jogadores que chegam por empréstimo ou em contratos definitivos

Desde a chegada de Admar Lopes, há pouco mais de dois meses, o Vasco adotou uma política clara de contratações: reforços imediatos, de baixo custo e, sempre que possível, sem mexer nos cofres do clube.

O executivo português, conhecido por seu olhar atento ao mercado europeu, priorizou jogadores que chegam por empréstimo ou em contratos definitivos já negociados com facilidade, viabilizando uma janela enxuta e econômica.

Até o momento, o clube Cruz-Maltino acertou cinco novos nomes: Thiago Mendes, Andrés Gómez, Robert Renan, Matheus França e Carlos Cuesta. Apenas Thiago Mendes chegou em definitivo, enquanto os demais vieram por empréstimo, quase todos do futebol europeu.

Andrés Gómez veio do Rennes, Matheus França do Crystal Palace, Robert Renan do Zenit e Carlos Cuesta, do Galatasaray, tem o acordo selado e será anunciado oficialmente em breve.

“A prioridade é reforçar o time sem comprometer a estrutura financeira do clube. Muitos desses jogadores já têm experiência no exterior e chegam para dar resultado rápido”, explicou um dirigente do clube.

DF – BRASILIA – 12/07/2025 – BRASILEIRO A 2025, VASCO X BOTAFOGO – Admar Lopes diretor executivo do Vasco antes da partida contra o Botafogo no estadio Mane Garrincha pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Mateus Bonomi/AGIF

Janela de baixo custo e média de idade reduzida

A política de Admar Lopes contrasta com a primeira janela de 2025, quando a gestão ainda priorizou contratações em definitivo, com gasto maior e média de idade de 26,8 anos.

Agora, a média caiu para 24,6 anos, refletindo a aposta em jogadores mais jovens e com potencial de adaptação rápida. Thiago Mendes é o único acima dos 30 anos, com 33.

Segundo apuração do Globo Esporte, a ideia de Vasco é caminhar para ter a janela mais barata desde a implementação da SAF. A política se estende até o fechamento da janela, que será no dia 2 de setembro.

Histórico recente de contratações

No início de 2025, o clube também trouxe reforços de baixo custo, mas precisou desembolsar cerca de R$ 47 milhões por Garré, Nuno Moreira e Loide Augusto, valores que podem aumentar com metas contratuais. Até o momento, a gestão Pedrinho contabiliza 19 reforços, incluindo negociações de empréstimos e contratações sem custos.