cover
Tocando Agora:

Vasco da Gama disputa sua 11ª final nacional e busca superar o 50% de aproveitamento histórico geral

Equilíbrio histórico coloca o Cruzmaltino diante de mais um capítulo decisivo Após a histórica e emocionante classificação nos pênaltis, o Vasco retorn...

Vasco da Gama disputa sua 11ª final nacional e busca superar o 50% de aproveitamento histórico geral
Vasco da Gama disputa sua 11ª final nacional e busca superar o 50% de aproveitamento histórico geral (Foto: Reprodução)

Equilíbrio histórico coloca o Cruzmaltino diante de mais um capítulo decisivo

Após a histórica e emocionante classificação nos pênaltis, o Vasco retorna aos gramados nesta quarta-feira (17), às 21h30, para enfrentar o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo primeiro jogo da grande decisão da Copa Betano do Brasil.

Para alcançar a final, o Cruzmaltino superou União Rondonópolis-MT, Nova Iguaçu-RJ, Operário-PR, CSA-AL, Botafogo e Fluminense. Por outro lado, o Timão deixou para trás Novorizontino-SP, Palmeiras, Athletico Paranaense e Cruzeiro.

Com o objetivo de conquistar seu primeiro grande título após 14 temporadas, o Cruzmaltino também busca manter um aproveitamento positivo em decisões nacionais. Em sua 11ª final, o Gigante da Colina possui cinco títulos e cinco vices, com exatamente 50% de aproveitamento.

Vasco ganhou seu primeiro título nacional em 1974

A primeira final nacional do Vasco foi na Taça Brasil de 1965, na qual foi derrotado pelo Santos, após derrotas por 5 a 1 e 1 a 0, respectivamente. Nove anos depois, no Brasileirão Betano de 1974, o Cruzmaltino foi campeão brasileiro pela primeira vez, ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1 em um jogo extra, após as equipes terminarem empatadas na primeira posição.

Ainda na década de 70, o Vasco foi vice-campeão brasileiro em 1979, ao perder os dois jogos da final diante do Internacional, por 2 a 0 no Maracanã e 2 a 1 no Beira-Rio, respectivamente. No Brasileirão de 1984, mais um vice, agora para o rival Fluminense, após derrota por 1 a 0 e empate em 1 a 1.

Rayan é a principal esperança do Vasco para derrotar o Corinthians Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Em 1989, o Cruzmaltino foi bicampeão brasileiro, ao derrotar o São Paulo, com triunfo por 1 a 0 no MorumBIS. Com esse título, o Gigante da Colina ganhou o direito de disputar a Supercopa do Brasil de 1990, na qual foi derrotado pelo Grêmio, após derrota em Porto Alegre (2 a 0) e empate no Rio de Janeiro (0 a 0).

Vasco está em sua terceira final da Copa do Brasil

No Brasileirão Betano de 1997, o Vasco conquistou seu tricampeonato nacional, ao superar o Palmeiras, após dois empates em 0 a 0 (os cariocas foram campeões por terem melhor campanha). Em 2000, veio o tetracampeonato brasileiro, ao vencer o São Caetano na Copa João Havelange, com empate em 1 a 1 e triunfo por 3 a 1 no Maracanã.

Por fim, vieram as duas decisões da Copa Betano do Brasil. Em 2006, foram duas derrotas (2 a 0 e 1 a 0) para o rival Flamengo, ficando com o vice-campeonato. Em sua última final nacional, em 2011, o Vasco conquistou a Copa do Brasil diante do Coritiba, com vitória por 1 a 0 no Rio de Janeiro e derrota por 3 a 2 em Curitiba (campeão pelo gol marcado fora de casa).