cover
Tocando Agora:

Vasco fica próximo de firmar acordo com Johan Rojas e reforço promete potencializar ataque com Rayan

Perto de ser o primeiro reforço do Vasco, meia-atacante colombiano tem pontos positivos e negativos observados pela diretoria O torcedor do Vasco está de olh...

Vasco fica próximo de firmar acordo com Johan Rojas e reforço promete potencializar ataque com Rayan
Vasco fica próximo de firmar acordo com Johan Rojas e reforço promete potencializar ataque com Rayan (Foto: Reprodução)

Perto de ser o primeiro reforço do Vasco, meia-atacante colombiano tem pontos positivos e negativos observados pela diretoria

O torcedor do Vasco está de olho em duas frentes em relação à movimentação do seu clube neste final de ano. Primeiro envolve a possível venda bilionária da SAF, com o empresário Marcos Lamacchia muito próximo de assinar um memorando e acelerar o processo.

A outra gira em torno dos reforços do Cruzmaltino para 2026. E como informado nos últimos dias pelo Bolavip Brasil, o time carioca se aproximou de um acordo com o meia-atacante Johan Rojas, colombiano de 23 anos que atua no Monterrey, do México.

Ao longo dos últimos dias, as tratativas avançaram para um empréstimo até o fim de 2026. E tão logo pipocou a notícia sobre o jogador, muitos vascaínos começaram a pesquisar informações do possível novo reforço, criando certa expectativa nesta transferência.

Quem é Johan Rojas?

Com Coutinho tendo problemas físicos e dificuldade de jogar os 90 minutos, o Vasco está indo de um “motorzinho” que possa jogar pelo meio e nos lados. Inicialmente, os números de gols e assistências não animam muito, com apenas dois gols e dois assistências em 30 jogos, sendo 16 como titular.

Porém, a coisa muda quando olhamos os passes decisivos. Atuando na liga mexicana, que é um campeonato muito físico, Rojas chegaria ao Rio já pronto para o combate. De acordo com dados do Sofascore, ele tem 40 passes decisivos para gol.

Johan Rojas está muito perto de ser anunciado pelo Vasco. Foto: Azael Rodriguez/Getty Images.

Dessa forma, ele cria quase duas chances reais por partida, o que pode beneficiar Rayan no Vasco. Outro dado interessante é sobre as finalizações, com 55. Sem medo de arriscar, o meia-atacante tem quase dois chutes por jogo, além de pisar muito dentro da área.

Outros pontos sobre o possível reforço do Vasco

Apesar de finalizar em grande volume, os números mostram que Rojas não tem uma boa eficiência. Ainda assim, ele apresenta drible e verticalidade, apresentando 26 dribles certos e mostrando que pode ser o diferencial no “um contra um”, assim como Andréz Gómez.

Em geral, ele tem estilo parecido com Adson, mas com uma visão um pouco mais refinada ao quebrar as linhas. Para a temporada, os dados mostram que ele deve ser reserva com Diniz, mas tende a ser uma peça essencial no segundo tempo, podendo potencializar o poder de fogo do Vasco.