cover
Tocando Agora:

Vitória do Grêmio sobre o Palmeiras pode manter tradição que quase sempre leva o clube à Libertadores

Triunfo diante do Verdão reacende um padrão que costuma alterar o destino gremista na próxima temporada Grêmio derrotou o Palmeiras de virada em sua Arena ...

Vitória do Grêmio sobre o Palmeiras pode manter tradição que quase sempre leva o clube à Libertadores
Vitória do Grêmio sobre o Palmeiras pode manter tradição que quase sempre leva o clube à Libertadores (Foto: Reprodução)

Triunfo diante do Verdão reacende um padrão que costuma alterar o destino gremista na próxima temporada

Grêmio derrotou o Palmeiras de virada em sua Arena

O Grêmio venceu o Palmeiras, de virada, pelo placar de 3 a 2, na última terça-feira (25), na Arena do Grêmio, em confronto válido pela 35ª rodada do Brasileirão Betano. Francis Amuzu, Carlos Vinícius (pênalti) e Willian (também de pênalti) marcaram os gols do Tricolor, enquanto Facundo Torres e Luiz Benedetti anotaram para os visitantes.

Com o resultado, o Imortal assumiu momentaneamente a nona posição do Brasileirão Betano, com 46 pontos, ficando a nove pontos do Fluminense (55), atual sétimo colocado. Porém, a distância para o São Paulo (48), atual oitavo colocado, é de apenas dois pontos.

Para se classificar para a próxima edição da Copa Libertadores, além de terminar em oitavo lugar, o Tricolor precisa torcer para que Cruzeiro ou Fluminense conquiste a Copa Betano do Brasil, abrindo assim mais uma vaga no Brasileirão Betano.

Grêmio costuma se classificar a Libertadores ao vencer o Verdão

E, além de ganhar moral com uma vitória de virada diante do vice-líder Palmeiras, vencer o maior campeão brasileiro costuma ser crucial para o Grêmio disputar a Libertadores. No total, o Imortal venceu o Alviverde pelo décimo ano diferente no século 21 e, nos nove anos anteriores, em oito deles o Imortal garantiu vaga para a principal competição do continente.

Em 2001, ainda antes dos pontos corridos, o Tricolor venceu duas vezes o Palmeiras: 3 a 1 na Copa Mercosul e 3 a 0 no Brasileirão, ambas em Porto Alegre, classificando-se para a Libertadores de 2002. Na edição de 2006, quando terminou em terceiro e se garantiu na competição continental, venceu o Palmeiras nos dois turnos (1 a 0 fora e 2 a 1 em casa).

Grêmio costuma se classificar para a Libertadores quando derrota o Palmeiras Foto: Maxi Franzoi/AGIF

No Brasileirão de 2008, o Grêmio venceu o Verdão por 1 a 0 em São Paulo, classificando-se para a Libertadores de 2009. No ano seguinte veio a exceção da regra, com vitória por 2 a 0 no Sul, mas ficando de fora da Libertadores de 2010. Em 2012, o Tricolor venceu em casa por 1 a 0, pelo Brasileirão, e se garantiu na principal competição continental de 2013.

Imortal eliminou o Verdão na Libertadores de 2019

Em 2015, o Imortal venceu o Palmeiras por 1 a 0 em Porto Alegre, pelo Brasileirão, garantindo vaga na Libertadores de 2016. Na temporada seguinte, o Grêmio eliminou o Verdão na Copa do Brasil (2 a 1 em casa), sendo campeão nacional e garantindo-se na Libertadores de 2017, edição em que também conquistou o título.

Em 2019, foram duas vitórias do Grêmio diante do Palmeiras: ambas por 2 a 1, em São Paulo, uma no Brasileirão e outra na própria Libertadores, com o Tricolor garantindo vaga para 2020. Por fim, a última vitória dos gaúchos diante dos paulistas havia sido no Brasileirão de 2023, ao vencer por 1 a 0 em casa, assegurando participação na competição continental de 2024.