Zé Ivaldo comete três pênaltis em 2026, número superior ao de times da Série A e acima do cenário de 2023
A marca individual chama atenção porque supera clubes inteiros do Brasileirão O início de 2026 de Zé Ivaldo contrasta diretamente com o cenário vivido pe...
A marca individual chama atenção porque supera clubes inteiros do Brasileirão
O início de 2026 de Zé Ivaldo contrasta diretamente com o cenário vivido pelo Santos em 2023. Segundo dados levantados pelo ge.globo, o zagueiro já cometeu três pênaltis na temporada, número superior ao de qualquer equipe da Série A até o momento.
A marca individual chama atenção porque supera clubes inteiros do Brasileirão. Botafogo, Red Bull Bragantino, Grêmio, Internacional, Mirassol e Corinthians cometeram dois pênaltis cada em 2026. Outras equipes, como Athletico, Atlético-MG, Bahia, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e São Paulo, registraram apenas uma infração.
SP – SAO PAULO – 31/01/2026 – PAULISTA 2026, SAO PAULO X SANTOS – Ze Ivaldo jogador do Santos durante partida contra o Sao Paulo no estadio Morumbi pelo campeonato Paulista 2026. Foto: Marcello Zambrana/AGIF2023 e os problemas defensivos
Em 2023, o Santos convivia com problemas defensivos, mas não apresentava um volume tão concentrado em um único jogador. A atual temporada mostra um recorte diferente, em que as penalidades têm impacto direto nos resultados e na percepção de insegurança do sistema defensivo.
O lance mais recente aconteceu ontem, quinta-feira (11), contra o Athletico, pela terceira rodada do Brasileirão. Logo no primeiro ataque da partida, Zé Ivaldo puxou Viveros dentro da área. A arbitragem revisou o lance no VAR e confirmou o pênalti, convertido por Julimar na vitória do time paranaense.
E no Paulistão?
No Campeonato Paulista, o zagueiro também cometeu duas penalidades. Yuri Alberto desperdiçou a cobrança pelo Corinthians na Vila Belmiro, enquanto Mirandinha parou em Gabriel Brazão pelo Guarani. Mesmo sem gols sofridos nesses lances, o número já indicava repetição do erro.
No Brasileirão, em apenas três jogos, o Santos já provocou dois pênaltis. Além da infração de Zé Ivaldo, Gabriel Brazão cometeu falta em Ítalo, da Chapecoense, lance que resultou em gol na derrota por 4 a 2 na Arena Condá.
O Santos tem sete gols sofridos e figura entre as piores defesas do campeonato. Em 2023, apesar das oscilações, o problema não estava concentrado em penalidades sucessivas dentro da área.