Home » Operação da Receita Federal e da Anatel apreendem 22 mil produtos em galpões da Amazon e Mercado Livre – Agora Notícias Brasil

Operação da Receita Federal e da Anatel apreendem 22 mil produtos em galpões da Amazon e Mercado Livre – Agora Notícias Brasil

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
operacao-da-receita-federal-e-da-anatel-apreendem-22-mil-produtos-em-galpoes-da-amazon-e-mercado-livre-–-agora-noticias-brasil

Operação Black Friday: Receita Federal e Anatel apreendem 22 mil produtos de telecomunicações avaliados em R$3 milhões
Uma ação conjunta entre a Receita Federal e a Anatel resultou na apreensão de 22 mil produtos de telecomunicações avaliados em mais de R$ 3 milhões. A operação, denominada Black Friday, ocorreu entre os dias 26 e 29 de novembro, em cinco centros de distribuição das plataformas Amazon e Mercado Livre, localizados em Betim (MG) e Cajamar (SP).

Produtos e Objetivo da Operação
Os itens apreendidos incluíam celulares, baterias externas, drones, fones de ouvido, carregadores, laptops, relógios inteligentes e dispositivos de TV. A fiscalização utilizou inteligência artificial para identificar produtos potencialmente ilegais, com o objetivo de garantir que fossem comercializados em conformidade com a legislação.

A Receita Federal destacou que a operação visava coibir práticas como descaminho, contrabando e evasão de impostos, além de proteger o mercado nacional contra concorrência desleal.

  • Saiba quem é Daniela Lima, esposa do ministro do STF Flávio Dino
  • Advogada é demitida após postar foto comemorando soltura de Nego Di
  • Anatel: rede 5G, de alta velocidade, fica disponível em todo o Brasil

Conformidade e Segurança
A Anatel verificou se os produtos atendiam aos padrões de qualidade e segurança exigidos por seu programa de certificação. Apenas produtos homologados podem ser comercializados no Brasil, passando por testes rigorosos para evitar riscos como:

  • Radiação excessiva;
  • Interferências em redes Wi-Fi;
  • Perigos de choques elétricos ou incêndios;
  • Uso indevido para coleta de dados dos consumidores.

A homologação também exige a presença de um responsável legal no Brasil, como o fabricante ou importador, para fornecer garantia e assistência técnica aos consumidores.

Impacto e Expectativas
Desde 2018, o Plano de Ação de Combate à Pirataria da Anatel já retirou mais de 8 milhões de produtos irregulares do mercado. A iniciativa protege consumidores e incentiva práticas justas no comércio eletrônico.

Apesar da apreensão, as plataformas Amazon e Mercado Livre ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso. As autoridades esperam que as empresas esclareçam suas políticas de controle e fiscalização de produtos vendidos em seus marketplaces.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados