Home » Operação Lesa Pátria: PF prende 3 e faz 24 buscas contra empresários

Operação Lesa Pátria: PF prende 3 e faz 24 buscas contra empresários

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
operacao-lesa-patria:-pf-prende-3-e-faz-24-buscas-contra-empresarios

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), a 25ª fase da operação Lesa Pátria, que investiga suspeitos de participação nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). As ações de hoje envolvem cumprimento de 34 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, 24 de busca e apreensão e sete de monitoramento eletrônico.

Os dois alvos de prisão no DF são os empresários Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lucio de Mesquita, donos da rede de supermercados Melhor Atacadista.

Ele são considerados alguns dos financiadores do acampamento montado em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, depois das eleições de 2022.

Em 2023, Andrade foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Disse ter visitado acampamentos, mas negou envolvimento nos ataques de 8/1.

As medidas foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ocorrem em sete estados (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins) e no Distrito Federal. Dos mandados de prisão, dois são no DF e um em SP.

  • Concurso da Caixa: inscrições para mais de 4 mil vagas começam nesta quinta-feira; veja como participar
  • PEC que restringe ações da PF contra parlamentares ganha força na Câmara
  • AGORA: PF está nas ruas em nova fase da Operação Lesa Pátria

“Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados”, informou a PF, em nota. Estima-se que as depredações e invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), causaram danos orçados em cerca de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados, de acordo com a PF, constituem, em tese, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

“As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas”, observou a PF.

Confira a distribuição dos mandados da 25ª fase da Lesa Pátria:

  • 24 de busca e apreensão — TO (8), SP (6), MS (2), PR (3), DF (2), RS (1), MG (1) e ES (1)
  • 3 de prisão preventiva — DF (2) e SP (1)
  • 7 monitoramentos com tornozeleira eletrônica — PR (3), MG (1), MS (1), RS (1) e SP (1)

 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados