Home » Orçamento: Congresso corta 84% dos recursos para a Lei Aldir Blanc

Orçamento: Congresso corta 84% dos recursos para a Lei Aldir Blanc

por rafael.guimaraes
0 comentários
orcamento:-congresso-corta-84%-dos-recursos-para-a-lei-aldir-blanc

A aprovação do Orçamento de 2025 no Congresso, nesta quinta-feira (20), gerou reclamações de produtores culturais e artistas. Diversos segmentos denunciaram o corte de 84% da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, que repassa recursos federais para estados e munícipios fomentarem atividades culturais.

O orçamento previsto para o programa era de R$ 3 bilhões, mas, no relatório final aprovado no Congresso, sobraram R$ 480 milhões.

Fruto do projeto que transferiu recursos de emergência para a cultura durante a pandemia, a Lei Aldir Blanc se transformou em uma política pública de repasse de recursos federais para o setor cultural até 2027.

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura publicou nota manifestando “estarrecimento” com os cortes de 84%. Segundo o fórum, o corte imposto pelo Congresso Nacional compromete gravemente a execução de políticas nos estados e municípios, enfraquecendo o papel estruturante da cultura no desenvolvimento do país.

A secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal, em suas redes sociais, convocou uma mobilização de gestores e atores culturais em defesa dos recursos:

“Isso é um absurdo com a luta, a articulação, nós todos, trabalhadores e trabalhadoras, gestores e gestoras, que lutamos pela Lei Aldir Blanc. A execução dos recursos, a boa execução dos recursos, pavimentou um caminho para que nós tivéssemos uma política nacional permanente. Nós precisamos colocar a boca no mundo e não deixar isso acontecer, para que esse recurso seja integralizado no Orçamento da União agora em 2025”.

O governo federal disse que foi surpreendido pelo corte do relator do Orçamento, o senador Angelo Coronel.

Em nota, o Ministério da Cultura e a Casa Civil asseguraram a continuidade dos investimentos da Política Nacional Aldir Blanc. Os ministérios afirmaram que a aplicação dos recursos da Aldir Blanc é obrigatória e que o governo federal transferirá integralmente os valores de estados e municípios que cumprirem com o disposto em decreto.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados