Home » “Pequena pressão inflacionária“ é por chuvas no RS e afeta curto prazo, diz Haddad | CNN Brasil

“Pequena pressão inflacionária“ é por chuvas no RS e afeta curto prazo, diz Haddad | CNN Brasil

por pedroz
0 Comente
“pequena-pressao-inflacionaria“-e-por-chuvas-no-rs-e-afeta-curto-prazo,-diz-haddad-|-cnn-brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na manhã desta terça-feira (25), veio em linha com o comunicado da semana passada, e mostrou que a decisão do colegiado pelo fim do ciclo de cortes na Selic se tratou de uma “interrupção” para “avaliar o cenário interno e externo” e “ ficar à vontade para tomar decisões a partir de novos dados”.

De acordo com o chefe da equipe econômica, o documento transmite a ideia de que a “interrupção” no corte de juros não significa uma mudança de direção na condução da política monetária. No entanto, ao ser questionado sobre a sinalização do BC em “eventuais ajustes” no futuro, afirmou que eles “sempre vão acontecer”.

Quanto à inflação, Haddad afirmou que há uma “pequena pressão inflacionária” em função das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, mas que é algo que afeta a curto prazo e “não faz sentido” o BC levar em consideração, já que o horizonte perseguido pela autoridade monetária é de longo prazo.

“Essa é uma inflação que afeta o curto prazo, o horizonte do Banco Central, ele é de médio e longo prazo, e não faz muito sentido levar em consideração, o que tá acontecendo em função do Rio Grande do Sul para fins de política monetária, porque o juro de hoje está afetando 12/18 meses para frente quando a questão do Rio Grande do Sul todos nós estamos trabalhando para que ela seja superada, então tem essas pressões de curto prazo, mas que estão sendo administradas com o apoio ao Rio Grande do Sul”, disse.

No entanto, na ata, o Comitê avaliou que “o cenário prospectivo de inflação se tornou mais desafiador, com o aumento das projeções de inflação de médio prazo, mesmo condicionadas em uma taxa de juros mais elevada”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados