Home » PGR pede ao STF que proíba apreensão de menores nas praias do Rio

PGR pede ao STF que proíba apreensão de menores nas praias do Rio

por NCTV
0 Comente

Nesta sexta-feira (5), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, protocolou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para restabelecer a proibição da apreensão de menores, exceto em casos de flagrante, nas praias do Rio de Janeiro.

A iniciativa do PGR busca a suspensão imediata da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que revogou a proibição de apreensão de menores durante a Operação Verão, intensificação do patrulhamento nas praias cariocas.

Gonet argumenta que a decisão do TJRJ, ao suspender integralmente a liminar concedida na ação civil pública, não resguardou o direito de crianças e adolescentes de não serem submetidos a apreensões fora das hipóteses legais.

O procurador destaca que o STF já firmou entendimento de que as apreensões de crianças e adolescentes não podem ser realizadas indiscriminadamente.

“A suspensão integral da decisão liminar está em descompasso com o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3.446/DF, no sentido de que a apreensão de menor fora das hipóteses legais fere sua liberdade de locomoção, existindo quadro normativo e constitucional suficiente que confere garantia, aos menores, contra a prisão arbitrária”, destaca Paulo Gonet.

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro compartilha do mesmo entendimento e também recorreu ao STF com um recurso visando o mesmo objetivo. Os Ministérios Públicos estadual e federal também endossaram o documento. A disputa jurídica em torno da apreensão de menores nas praias do Rio de Janeiro promete ganhar novos capítulos nos próximos desdobramentos.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados