Home » PL mantém indicação e Carol De Toni deve comandar CCJ da Câmara

PL mantém indicação e Carol De Toni deve comandar CCJ da Câmara

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
pl-mantem-indicacao-e-carol-de-toni-deve-comandar-ccj-da-camara

O Partido Liberal decidiu manter a indicação da deputada Carolina de Toni (PL-SC) para a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A congressista enfrenta resistência de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Depois de semanas de negociação, líderes partidários avançaram ontem (5) no acordo para a divisão da presidência das comissões permanentes, que devem ser instalada nesta quarta-feira (6).

 

Como a CNN mostrou, o impasse sobre a presidência da CCJ – tida como a mais importante da Câmara e por onde passam praticamente todos os projetos – atrasou a distribuição.

Os partidos com as maiores bancadas eleitas têm a preferência de escolher quais comissões querem presidir. O PL tinha prioridade na escolha por ter elegido 99 deputados em 2022 – a bancada atual tem 96. A CCJ, entretanto, também era cobiçada por partidos do Centrão.

No ano passado, o PL abriu mão de presidir a CCJ para ter a relatoria do Orçamento federal. Neste ano, a sigla decidiu reivindicar o colegiado e escolheu Carol De Toni para o cargo. A deputada é integrante da bancada do agronegócio e é defensora da pauta pró-vida contra a legalização do aborto.

Além da CCJ, o PL também terá o comando das comissões de Educação, Segurança Pública, Esporte e Previdência.

A de Segurança Pública será comandada por Alberto Fraga (PL-DF), que também preside frente parlamentar sobre o tema no Congresso. Antes, na divisão inicial, o colegiado ficaria com o União Brasil, mas teve prioridade nas negociações do PL.

A Comissão de Esporte deve ser presidida pelo deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), e a de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família pelo deputado Pastor Eurico (PL-PE).

Para a de Educação, que também foi disputada pelo PT, o partido decidiu indicar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Mas a questão ainda não está pacificada.

Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que foi negociado acordo para o PT indicar o vice-presidente na Comissão de Educação e o PL indicar o vice na Comissão de Saúde, que deve ser presidida pelo Dr. Francisco (PT-PI).

“Fizemos várias ponderações sobre algumas indicações. O PL não abre mão e nós vamos pacificar: eles vão indicar o vice da Comissão de Saúde e o PT vai indicar o vice da Comissão de Educação para atenuar essas tensões todas”, disse em entrevista a jornalistas.

 

As instalações das comissões permanentes da Casa estavam marcadas para esta quarta-feira (6) a partir de 15h, mas atrasaram. Líderes partidários chegaram a pedir ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para o adiamento para a próxima semana. Os chefes de bancada argumentam que não tiveram tempo para definir as indicações dos representantes das siglas em cada comissão. Apesar do apelo, as instalações foram mantidas.

 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados