Home » PL que anistia presos do 8/1 tem mais votos ‘não’; saiba como votar

PL que anistia presos do 8/1 tem mais votos ‘não’; saiba como votar

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
pl-que-anistia-presos-do-8/1-tem-mais-votos-‘nao’;-saiba-como-votar

Um projeto de lei proposto pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que prevê a anistia de presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023, voltou a repercutir nos últimos dias. O cerne das discussões é uma consulta pública aberta no site do Senado para saber se os brasileiros apoiam ou não a proposição apresentada por Mourão.

Na proposta protocolada pelo ex-vice-presidente em outubro do ano passado, é estabelecido que os acusados e condenados pelo 8 de janeiro ficariam anistiados de punições pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Já as acusações por outras infrações, como dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, continuariam válidas.

Ao justificar a proposição, Mourão ressaltou que “não se pode apenar indistintamente” os participantes dos atos e disse que a maioria deles “não agiu em comunhão de desígnios”.

O senador ainda destacou que os órgãos de persecução penal não têm conseguido individualizar e provar as condutas específicas para os crimes de abolição violenta e golpe de Estado.

– As condenações que o Supremo Tribunal Federal vem aplicando aos acusados é, data vênia, desproporcional e, por isso mesmo, injusta – resumiu.

  • Nota técnica sobre aborto gerou controvérsia e foi suspensa pela Ministra da Saúde
  • Deputados querem dar título de cidadão honorário de Brasília a Nikolas

CONSULTA PÚBLICA
Por tramitar no Senado, o projeto foi submetido à consulta pública no site da Casa. Até a manhã desta quinta-feira (29), os votos favoráveis ao projeto somavam cerca de 450 mil adesões, enquanto as deliberações contra a medida eram 506 mil. O Senado, esclarece, porém, que o resultado não vincula a decisão dos parlamentares sobre a proposição.

Até a última terça (27), ao contrário do quadro atual, o posicionamento favorável à anistia estava na liderança entre os votantes, com cerca de 393 mil adesões contra 384 mil votos contrários ao projeto. A votação pública segue ativa e pode ser feita por qualquer pessoa. No entanto, só é permitido um voto por CPF.

Posicionamento “sim” liderava até o dia 27 Foto: Reprodução/Site Senado

Caso você tenha interesse em apresentar seu voto, basta clicar neste link ou no endereço ao lado (https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=160575).

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados