Home » Porto Alegre tem queda de 80% nos assaltos a ônibus em janeiro

Porto Alegre tem queda de 80% nos assaltos a ônibus em janeiro

por Correio do Povo
0 Comente
porto-alegre-tem-queda-de-80%-nos-assaltos-a-onibus-em-janeiro

Se comparado com o mesmo período de 2023, a redução é de 80%

É o terceiro mês consecutivo em que o Fórum registra queda nos índices de assaltos | Foto: Divulgação / EPTC/ PMPA

O mês de janeiro teve apenas uma ocorrência de assalto a transporte coletivo, conforme registrado pelo Fórum Transporte Seguro. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira. Se comparado com o mesmo período de 2023, a redução é de 80%. Em relação a dezembro de 2023, a queda é de 50%. Esse é o terceiro mês consecutivo em que o Fórum registra queda nos índices de assaltos.

“A diminuição expressiva quando relacionamos com janeiro do ano anterior mostra como a realização deste trabalho é importante, principalmente por ser feito de forma conjunta com os órgãos de segurança e os operadores do transporte”, ressalta o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

O sucesso das ações do fórum também depende do registro de atitudes suspeitas e das ocorrências via 190 da Brigada Militar, com o número da linha, prefixo do ônibus, data e horário, para que os órgãos competentes possam coibir as situações que colocam em risco o uso do transporte público.

O boletim de ocorrência pode ser feito na página da Delegacia de Polícia On-line ou diretamente na Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC), a primeira do país com essa especialidade, pelo fone 3288-8528.

Além da EPTC, integram o Fórum Transporte Seguro Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, empresas de ônibus e entidades ligadas ao transporte coletivo. Desde 2016, o grupo realiza reuniões mensalmente, visando a ações integradas para diminuir os números de registros. Em razão dos resultados obtidos, o transporte público de Porto Alegre é utilizado como modelo em segurança por outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde os índices de assaltos permanecem em alta.

Assaltos a ônibus em Porto Alegre – ocorrências/ano

2016 – 915

2017 – 612

2018 – 400

2019 – 191

2020 – 140

2021 – 61

2022 – 40

2023 – 55

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados