Home » Portugal diz que não há qualquer plano de reparação histórica pelo colonialismo | CNN Brasil

Portugal diz que não há qualquer plano de reparação histórica pelo colonialismo | CNN Brasil

por elizabethmatravolgyi
0 Comente
portugal-diz-que-nao-ha-qualquer-plano-de-reparacao-historica-pelo-colonialismo-|-cnn-brasil

O governo português afirmou este sábado (27), em comunicado um do Conselho de Ministros, que não há qualquer plano para um processo de reparação histórica pelo colonialismo e pelos crimes cometidos durante a escravidão.

A declaração do primeiro-ministro do país, Luís Montenegro, vem depois das falas do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, na última terça-feira (23), durante um jantar com a imprensa estrangeira em Portugal. Na ocasião, o líder português afirmou que o país deveria “pagar os custos” dos crimes cometidos durante o período colonial.

“Sobre a questão da reparação a esses Estados e aos seus povos pelo passado colonial português, é importante ressaltar que o atual governo se pauta pela mesma linha dos governos anteriores”, disse o premiê por meio de uma nota. “Não esteve e não está em pauta nenhum processo ou programa de ações específicas com esse propósito”, complementa.

O governo português diz que já realiza ao longo dos anos “gestos e programas de cooperação de reconhecimento da verdade histórica com isenção e imparcialidade”.

“A linha do governo português é e será sempre esta: aprofundamento das relações mútuas, respeito pela verdade histórica e cooperação cada vez mais intensa e estreita, na reconciliação de povos irmãos”, completou o premiê.

Portugal traficou quase 6 milhões de africanos, mais do que qualquer outra nação europeia.

Países como Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Timor Leste, bem como partes da Índia, foram submetidos ao domínio português.

*Com informações da CNN Portugal e Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados