Home » Presidente da Hungria renuncia após perdão de caso de abuso sexual | CNN Brasil

Presidente da Hungria renuncia após perdão de caso de abuso sexual | CNN Brasil

por joaonakamura
0 Comente
presidente-da-hungria-renuncia-apos-perdao-de-caso-de-abuso-sexual-|-cnn-brasil

A presidente da Hungria, Katalin Novák, anunciou sua renúncia neste sábado (10).

Novák vinha sendo pressionada após ter perdoado um homem condenado por ser cúmplice de ajudar a encobrir um caso de abuso sexual em um orfanato.

“Eu cometi um erro. Hoje é o último dia em que me dirijo a vocês como presidente”, disse Novák em um discurso transmitido pela televisão estatal.

Histórico

Em abril de 2023, Novák concedeu um perdão presidencial a dezenas de pessoas, antes de uma visita do Papa Francisco ao país, entre elas o vice-diretor de um lar infantil que ajudou um ex-diretor a esconder seus crimes.

O diretor foi condenado a 8 anos de prisão por abusar sexualmente de vários meninos menores de idade entre 2004 e 2016. O vice-diretor foi condenado a mais de 3 anos.

Na última sexta-feira (9), cerca de mil pessoas foram às ruas em Budapeste, capital da Hungria, para protestar contra a presidente e pedindo sua renúncia.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados