A previsão do tempo para esta sexta-feira, dia 22, mostra que chuvas perigosas devem atingir todo o Brasil. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Os Estados mais afetados vã ser: Amazonas, Acre e Rondônia; Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul; Minas Gerais e Oeste de São Paulo.
De acordo com a previsão, as chuvas vão ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão ser bastante intensos (60-100 km/h). Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas por conta das precipitações.
- STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
- Tarcísio fala em narrativa da PF contra Bolsonaro: “Carece de provas”
- Relator de processo defende vínculo empregatício entre iFood e entregadores e pede multa de R$ 10 milhões
A recomendação do Inmet é para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o instituto também pede para que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Outra ação recomendável divulgada pelo Inmet é a de que, se possível, todas as pessoas que estiverem em áreas com muitas chuvas e tempestades desliguem os aparelhos elétricos e quadro geral de energia de suas residências para que elas fiquem mais seguras.
Para as regiões Nordeste e Sul, a previsão é apenas de perigos potenciais relacionados às chuvas. De acordo com o Inmet, Sul do Maranhão e do Piauí e Oeste da Bahia; Paraná e Norte de Santa Catarina também devem ter atenção em relação às precipitações. No entanto, o volume de chuvas deverá ser menor nas regiões do que no resto do País.
As chuvas nas duas áreas devem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos vão ser intensos (40-60 km/h). No entanto, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Mesmo assim, o Inmet pede para que a população, em caso de rajadas de vento, também não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, também é solicitado que as pessoas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em relação aos aparelhos eletrônicos, a solicitação é apenas de que as pessoas evitem usá-los ligados à tomada no momento em que as chuvas estiverem acontecendo para evitar que problemas elétricos sejam observados em suas residências.