Home » Primeira-dama da Ucrânia denuncia sequestro de crianças no 2º aniversário da guerra | CNN Brasil

Primeira-dama da Ucrânia denuncia sequestro de crianças no 2º aniversário da guerra | CNN Brasil

por joaonakamura
0 Comente
primeira-dama-da-ucrania-denuncia-sequestro-de-criancas-no-2o-aniversario-da-guerra-|-cnn-brasil

A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, destacou o rapto ilegal de crianças ucranianas pela Rússia em comentários que marcam dois anos desde a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.

Em comunicado postado na rede social X no sábado (24), Zelenska escreveu: “Dois anos. Para as crianças, é uma eternidade que deveria ser repleta de descobertas, risadas nos corredores da escola e momentos felizes com entes queridos”.

Two years. For children it is an eternity that should have been full of laughter and happy moments with loved ones. Instead, it became a tragedy. Russia killed 528 ???????? children, wounded more than 1230, abducted more than 19000, and forced more than 2 million to leave their homes.

— Олена Зеленська (@ZelenskaUA) February 24, 2024

“Em vez disso, tornou-se uma tragédia. A Rússia matou 528 crianças ucranianas, feriu mais de 1.230, raptou mais de 19.000 e forçou mais de 2 milhões a abandonarem as suas casas.”

A Rússia, acrescentou Zelenska, “está deliberadamente mirando as nossas crianças. Há dois anos que a Ucrânia tem resgatado e devolvido as suas crianças, dando-lhes famílias e novos lares. Não permitiremos que o seu futuro seja arruinado”.

O Tribunal Penal Internacional emitiu no ano passado um mandado de prisão contra o presidente russo Vladimir Putin e a autoridade russa Maria Lvova-Belova por um suposto esquema de deportação de crianças ucranianas para a Rússia.

O governo russo defendeu a prática, dizendo que está salvando as crianças e nega que as deportações sejam forçadas. O Kremlin classificou as ações do TPI como “ultrajantes e inaceitáveis”.

Em julho de 2023, os procuradores ucranianos disseram que a Ucrânia abriu mais de 3.000 processos criminais sobre os alegados crimes da Rússia contra crianças no país, incluindo dezenas de casos de tortura.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês

versão original

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados