Home » Rede pública de saúde realiza mutirão de cirurgias de escoliose em Minas Gerais | CNN Brasil

Rede pública de saúde realiza mutirão de cirurgias de escoliose em Minas Gerais | CNN Brasil

por RIGUE
0 Comente
rede-publica-de-saude-realiza-mutirao-de-cirurgias-de-escoliose-em-minas-gerais-|-cnn-brasil

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de seis milhões de brasileiros convivem com escoliose, uma doença que muitas vezes não é diagnosticada precocemente. Em Minas Gerais, 25 pacientes com problemas de coluna que aguardavam na fila do SUS serão operados durante o Mutirão Mude a Curva, que acontece entre os dias 19 e 24 de junho.

Os procedimentos vão acontecer na Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), em Belo Horizonte, e vão beneficiar pacientes com idades entre 15 e 25 anos, A mobilização reunirá 50 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, instrumentadores e maqueiros.

A ação é organizada pelo movimento filantrópico Mude a Curva, em parceria com a FHSFA e a empresa Medtronic.

Serão 15 ortopedistas especialistas em cirurgia da coluna de diferentes regiões do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O projeto é conduzido pelo Brazilian Spine Study Group (BSSG), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo operar pacientes regulados pelo SUS com deformidades vertebrais.

Segundo o diretor-técnico da unidade Santa Lúcia da FHSFA, Rodrigo Otávio Araújo a expectativa é que sejam realizadas cinco cirurgias por dia. “Os vinte e cinco pacientes, que já aguardam na fila única do SUS, foram escolhidos para serem beneficiados pelo mutirão após discussão dos casos feita por uma equipe médica”. Afirma Araújo.

A escoliose idiopática, a forma mais comum da doença, geralmente surge no início da puberdade e pode ser identificada por alterações no contorno das costas e coluna, além de desalinhamento dos ombros e diferenças na cintura e quadris.

Mude a Curva

O projeto Mude a Curva é uma iniciativa do Brazilian Spine Study Group (BSSG), formado por cirurgiões de coluna de diferentes regiões do Brasil. O movimento realiza mutirões cirúrgicos para pacientes regulados pelo SUS com deformidades vertebrais, visando reduzir a fila de espera e proporcionar tratamentos adequados e de alta qualidade.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados