Home » Rio Madeira atinge nível mais baixo da história, em Porto Velho (RO) | CNN Brasil

Rio Madeira atinge nível mais baixo da história, em Porto Velho (RO) | CNN Brasil

por catarinanestlehner
0 Comente
rio-madeira-atinge-nivel-mais-baixo-da-historia,-em-porto-velho-(ro)-|-cnn-brasil

O Rio Madeira atingiu o nível mais baixo da história, na cidade de Porto Velho, em Rondônia, nesta terça-feira (3). O Serviço Geológico do Brasil (SGB) registrou a cota de 1,02 m, nível mais baixo observado em quase 60 anos, desde o início da série histórica, em 1967.

De acordo com o monitoramento do SGB, essa é a seca mais severa da história. A marca desta terça-feira superou a cota de 1,10 m registrada duas vezes, nos meses de outubro e novembro, em 2023, até então a mínima histórica.

Um novo boletim de monitoramento hidrológico da bacia apontou que o rio teve uma pequena elevação ao longo da manhã, e a última cota observada foi de 1,07 m.

“Estamos acompanhando o cenário e devemos instalar, pela primeira vez na história de Porto Velho, uma régua que vai até a marca 0”, destacou o engenheiro hidrólogo Guilherme Jordão Cardoso, da Residência de Porto Velho (REPO).

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), não há previsão de chuvas para a região e as projeções indicam que o nível do rio deve continuar a descer, agravando ainda mais a crise hídrica. A instalação da nova régua será realizada na quinta-feira (5).

Outras estações da Bacia do Rio Madeira também registraram cotas abaixo da faixa da normalidade. Na estação de Ji-Paraná (RO), a cota chegou a 6,10 m no início da semana, sendo a quarta menor da série histórica, atrás das cotas de 6,09 m em 2020; 6,08 m em 1998 e 6,02 m em 2021.

No município de Nova Mamoré (RO), a cota observada na estação de Jirau Jusante Beni foi 9,32 m, a quinta mais baixa. Já na estação de Guajará-Mirim (RO), a cota está dentro da faixa da normalidade: 5,72 m.

O país passa por um período de forte seca nas últimas semanas. De acordo com um levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), 16 estados brasileiros enfrentam seca severa considerada a pior do período nos últimos 44 anos.

Além do Rio Madeira, o Rio Solimões também atingiu o menor nível da história, com a marca de –0.94 cm, na cidade de Tabatinga, no interior do estado do Amazonas. 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados