Home » Russos acusam Ucrânia de lançar drones em cidade que fornece luz à usina nuclear | CNN Brasil

Russos acusam Ucrânia de lançar drones em cidade que fornece luz à usina nuclear | CNN Brasil

por derlacardoso
0 Comente
russos-acusam-ucrania-de-lancar-drones-em-cidade-que-fornece-luz-a-usina-nuclear-|-cnn-brasil

Autoridades ligadas à Rússia acusaram a Ucrânia nesta sexta-feira (21) de lançar ataques com drones contra duas subestações elétricas em Enerhodar, cidade vizinha a Zaporizhzhia, onde fica a maior usina nuclear da Europa, com seis reatores.

Com o impacto dos projéteis, a energia foi cortada para maioria dos moradores de Enerhodar, ainda segundo relato russo.

Uma autoridade, que está na usina nuclear de Zaporizhzhia, afirmou que a instalação não foi afetada pela ação militar.

Eduard Senovoz, principal autoridade em Enerhodar, escreveu no Telegram que o ataque danificou a segunda de duas subestações que abastecem a cidade. A outra foi destruída na quarta-feira (19), escreveu.

Autoridades ucranianas não comentaram sobre o incidente. A Reuters não conseguiu confirmar os relatos de forma independente.

Complexo nuclear sob poder russo

Tropas russas tomaram a usina nos primeiros dias da invasão, em fevereiro de 2022. Moscou e Kiev têm se acusado mutuamente de colocar em risco a segurança ao redor das instalações. A usina não está produzindo eletricidade neste momento.

Yevgeny Yashin, diretor de comunicações da estação de Zaporizhzhia, disse a agências de notícias russas que o ataque mais recente não danificou a usina, e que a subestação pode ser consertada.

“Especialistas foram ao local para avaliar os danos”, disse ele à agência russa RIA. “Há uma possibilidade de restaurar o transformador danificado, mas vai levar tempo.”

A ONU já fez inúmeros apelos para que os dois Exércitos não realizem ataques próximos à usina por causa do risco de um desastre nuclear.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados