Home » Setor privado quer impulsionar plano de IA do governo e oferecer alternativas | CNN Brasil

Setor privado quer impulsionar plano de IA do governo e oferecer alternativas | CNN Brasil

por carolraciunas
0 Comente
setor-privado-quer-impulsionar-plano-de-ia-do-governo-e-oferecer-alternativas-|-cnn-brasil

O setor privado comemorou o lançamento do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, no fim de julho, mas ponderou que ainda há “ajustes a serem feitos”. A proposta do governo prevê investimento em desenvolvimento tecnológico no seguimento de R$ 23 bilhões em quatro anos.

Em entrevista à CNN, o vice-presidente de mercado corporativo e grandes contas da Positivo Tecnologia, Rodrigo Guercio, afirmou que o projeto é “uma jogada audaciosa e visionária”.

Para ele, a iniciativa é um grande passo, apesar dos desafios que o Brasil enfrenta. “O governo está iluminando o caminho ao colocar a inteligência artificial no centro da agenda nacional,” disse.

Ele acredita que, embora o plano seja promissor, ainda precisa de ajustes para ser totalmente eficaz.

“É uma ideia brilhante, mas que requer um polimento para beneficiar tanto o governo quanto a iniciativa privada. Há uma grande oportunidade aqui, mas também um longo caminho pela frente,” explicou.

Um dos pontos citados pelo executivo é a capacitação para esta nova era digital. Na visão dele, não é suficiente construir a infraestrutura, mas preparar pessoas “para manejar e maximizar essa tecnologia”, que é “tão importante quanto a construção da tecnologia”

A iniciativa do governo prevê investimento de R$ 1,1 bilhão para o eixo de formação e propagação da novidade no eixo de Difusão e Formação e Capacitação em IA – que deve ser feita em parceria com o setor privado e administrada pelo Ministério da Educação – mas os aportes devem ser feitos ao longo dos anos e por meio de parcerias educacionais.

Outro ponto citado pelo executivo é relacionado à sustentabilidade ambiental da proposta. De acordo com Guercio, o governo deve executar a iniciativa mirando o equilíbrio ambiental e, segundo ele, a Positivo pode oferecer as soluções.

Guercio cita modelos de computação na nuvem que diminuem ou zeram a necessidade de equipamentos poluentes, além de soluções para reduzir as emissões de carbono.

“Dentro desse modelo, é possível integrar créditos de carbono durante o processo de concepção da solução. Ao adotar esse modelo, o governo brasileiro pode atingir seus objetivos tecnológicos e reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade”, afirmou.

ChatGPT do governo

Outro ponto do plano de IA do governo prevê a compra de um dos cinco mais avançados supercomputadores do mundo. A iniciativa vai atualizar ainda este ano o equipamento mais avançado do país localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado em Petrópolis (RJ) e, até 2026, o novo modelo deverá ser instalado no Brasil.

Guercio explica que a estrutura mais avançada vai proporcionar maior conectividade com todos os outros supercomputadores do Brasil, além da possibilidade de utilização da iniciativa privada.

Segundo ele, o equipamento é um divisor de águas.

“Imagine um cérebro eletrônico capaz de processar bilhões de dados em segundos. Esse supercomputador será a espinha dorsal de pesquisas e inovações, mudando o jogo para a ciência e a tecnologia no Brasil”, afirmou.

O executivo também pontua que o supercomputador tem a possibilidade de criar uma “super nuvem” governamental e integrar dados de diversas entidades em um único sistema, podendo alcançar uma maior eficiência e agilidade. “É como dar ao governo um superpoder tecnológico” disse.

Desta forma, a ideia de um ChatGPT governamental é possível. O modelo, lançado em 2022, é baseado em inteligência artificial para entender e produzir textos conforme comandos de humanos.

“Estamos falando de um assistente virtual que pode responder a qualquer pergunta e analisar informações de maneira instantânea. Isso pode transformar a administração pública e a forma como os cidadãos interagem com o governo,” explicou Guercio.

O equipamento de alto desempenho mais recente deste modelo no Brasil foi vendido e instalado no ano passado pela Positivo e fica na Petrobras, também no Rio de Janeiro, e é o maior da América Latina. Este modelo permite maior precisão em perfuração em bacias de petróleo, além de produzir relatórios mais assertivos.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados