Home » SP: ciclone põe litoral norte e Vale do Paraíba em alerta vermelho

SP: ciclone põe litoral norte e Vale do Paraíba em alerta vermelho

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
sp:-ciclone-poe-litoral-norte-e-vale-do-paraiba-em-alerta-vermelho

São Paulo — As praias do litoral norte e as cidades do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, estão em alerta vermelho em razão da previsão de temporais. O aviso meteorológico foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na noite dessa quarta-feira (14/2) e é válido até as 18h desta quinta-feira (15/2).

foto colorida de mapa meteorológico do Inmet, que aponta situação de grande perigo para temporais no litoral norte e Vale do Paraíba, em SP - Metrópoles

Mapa meteorológico do Inmet aponta situação de grande perigo para temporais no litoral norte e Vale do Paraíba, em SP

O alerta vermelho, o mais alto na escala do Inmet, equivale a um aviso de grande perigo, com previsão de fenômenos meteorológicos de intensidade muito acima da média.

De acordo com o órgão, a formação de um ciclone subtropical a sudeste da cidade de Arraial do Cabo (RJ) e seu deslocamento para leste e, em seguida, para sul e sudoeste, a partir da noite de quarta-feira, vai provocar muita chuva no litoral norte de São Paulo (na foto de destaque, operação de resgate em Ubatuba).

A região metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a região da Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty, também será afetada, segundo o Inmet.

  • Siga o canal “AGORA NOTÍCIAS BRASIL” no WhatsApp

Tempestade subtropical

A previsão foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). “Em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o sistema deverá ser classificado como tempestade subtropical”, informa o órgão em nota técnica.

A condição meteorológica, de acordo com a Marinha, poderá causar ventos de até 45 nós (83 km/h) no entorno do ciclone, principalmente nos setores sul e sudeste, até a noite da próxima terça-feira (20/2).

Também há previsão de ressaca na faixa litorânea de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ondas de até 3 metros. A cidade de Santos, na Baixada Santista, está em estado de atenção até sexta-feira (16/2) por causa da previsão de altura significativa das ondas.

foto colorida de homens da Defesa Civil durante operação de resgate durante chuva em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo - Metrópoles

Defesa Civil durante operação de resgate durante chuva em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo – Metrópoles

Previsão para a capital

Após dias de calor intenso, capital paulista amanheceu com nebulosidade e temperaturas amenas nesta quinta-feira. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o dia terá céu encoberto e chuviscos. Os termômetros devem oscilar de 19° C a 21° C.

Na sexta-feira, o tempo vai ficar encoberto e nublado, com poucas aberturas de sol no início da tarde. Não há previsão de chuva. A temperatura deve ficar entre 18° C e 23° C.

Os dados do CGE mostram que fevereiro acumulou até o momento 70,2 mm de chuva, o que representa 32% dos 219,1 mm esperados para o mês.

Metrópoles

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados