Home » Temperaturas acima da média e chuvas isoladas: veja como será o clima em junho

Temperaturas acima da média e chuvas isoladas: veja como será o clima em junho

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
temperaturas-acima-da-media-e-chuvas-isoladas:-veja-como-sera-o-clima-em-junho

O mês de junho deve ser de clima ameno, com temperaturas acima da média, e chuvas isoladas em algumas regiões do país. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que observou anomalias de precipitação e temperatura média do ar.

A previsão indica que as temperaturas deverão ser acima da média em todo o país, principalmente na porção central devido à redução das chuvas. Nas regiões Norte e Nordeste, os termômetros podem ultrapassar 26ºC, enquanto a região Centro-Oeste e o norte da região Sudeste devem registrar máximas entre 20ºC e 24ºC.

Já em áreas de maior altitude da região Sul e Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Podem ocorrer geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude. Isso acontece devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura – comum para época do ano.

Em relação às chuvas, o Inmet aponta para milímetros acima da média na faixa norte da região Norte, leste da região Nordeste, além de áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como o sul da região Norte, interior da região Nordeste e oeste da região Sul, são previstas chuvas próximas da média climatológica.

Confira a previsão para os primeiros dias do mês (3 a 12 de junho):

  • Região Norte: os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no noroeste do Amazonas, norte do Pará, além de áreas do oeste do Acre, Roraima e Amapá, com acumulados que podem superar os 60 mm. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 30 mm.
  • Região Nordeste: a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 60 mm. Entre os Estados do Maranhão e o Rio Grande do Norte, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e seco.
  • Regiões Centro-Oeste e Sudeste: segue com previsão de tempo seco e quente, exceto em áreas do Espírito Santo, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras, com volumes inferiores a 30 mm.
  • Região Sul: a previsão é de tempo seco e quente, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.

Previsão para a 2°semana de junho | Divulgação/Inmet

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados