Home » Temporal provoca alagamentos e diversas cidades da Grande SP ficam embaixo d’água

Temporal provoca alagamentos e diversas cidades da Grande SP ficam embaixo d’água

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
temporal-provoca-alagamentos-e-diversas-cidades-da-grande-sp-ficam-embaixo-d’agua

Ao menos três cidades da Grande São Paulo estão embaixo d’água nesta quarta-feira (14), após o temporal que atingiu a região na noite desta terça (13).

Itapevi, Cotia, Jandira e Carapicuíba são as mais afetadas. Os quatro municípios amanheceram com bairros inteiros alagados e ruas completamente intransitáveis.

O que dizem as prefeituras
Em nota, a Prefeitura de Itapevi afirma que trabalha há sete anos para resolver os “problemas crônicos de enchentes na cidade, com investimento de mais R$ 200 milhões”.

No texto, a gestão cita a canalizações dos córregos do Paim e Vale do Sol, além da construção de três piscinões na cidade: Sapiantã, Vitápolis e Suburbano.

“A chuva de ontem, chegando a 80 milímetros em São Roque, refletiu na cheia do córrego São João. Informamos que não há nenhuma vítima e que estamos com dois pontos e com as nossas equipes na região para dar todo o suporte.”

Já a Prefeitura de Carapicuíba disse que houve ponto de alagamento próximo ao Rio Cotia. “As equipes da Secretaria de Obras e Defesa Civil já estão nas ruas trabalhando. É importante citar que choveu mais de 100 milímetros, chuvas bem acima do normal.”

  • Temporal provoca alagamentos e diversas cidades da Grande SP ficam embaixo d’água
  • TV Globo pagou o mico do ano, revela autor de livro importante sobre Carnaval

Queda de muro na capital
Na cidade de SP, o temporal derrubou o muro do Cemitério do Araçá, na região do Pacaembu, Zona Oeste.

Segundo moradores da rua Monsenhor Alberto Pequeno, na parte de trás do cemitério, o desabamento aconteceu durante a madrugada. A via está interditada para o tráfego de veículos.

A queda do muro também derrubou parte da fiação elétrica da área, mas não chegou a comprometer o fornecimento de luz.

Destruição de muro no Cemitério do Araçá, na Zona Oeste de SP, na noite desta terça-feira (14). — Foto: Acervo pessoal/montagem/g1

Destruição de muro no Cemitério do Araçá, na Zona Oeste de SP, na noite desta terça-feira (14). — Foto: Acervo pessoal/montagem/g1

Um dos moradores ouvidos pela reportagem do Bom Dia SP disse que essa é a quarta vez que o muro desaba.

A última vez que um desabamento ocorreu foi em 2016, depois de mais uma tempestade na cidade.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), nas últimas 12 horas choveu ao menos 91 milímetros na capital paulista (veja abaixo o acumulado em outras cidades da Grande SP).

A chuva que caiu na Grande São Paulo na noite desta terça-feira (13) gerou pelo menos 3.107 raios na região.

Só na cidade de São Paulo foram registrados 957 raios durante apenas uma noite, segundo os meteorologistas.

Vídeos feitos na Bela Vista, no Centro da cidade de São Paulo, e também no Parque São Domingos, na Zona Oeste, mostram uma grande quantidade de descargas elétricas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos, a população deve seguir algumas orientações em caso de tempestade de raios como a de última noite:

  • Se você estiver ao ar livre durante uma tempestade de raios, procure abrigo. Evite subir em locais altos;
  • Se estiver em praia ou piscina, saia da água e vá para um abrigo.
  • Se você estiver dentro de casa, evite usar equipamentos elétricos ligados à tomada. Fique longe também de janelas e portas metálicas.

Segundo dados do Inpe, mais de 800 pessoas morreram no país nos últimos 10 anos atingidas por raios.

Outras cidades da Grande São Paulo tiveram acumulado ainda mais acentuado, como Cotia, que teve 165mm, Carapicuíba com 101mm em 12 horas e Itapevi, que teve 100mm de chuvas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados