Home » Tensão diplomática: Mauro Vieira convoca embaixador de Israel para dar explicações

Tensão diplomática: Mauro Vieira convoca embaixador de Israel para dar explicações

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
tensao-diplomatica:-mauro-vieira-convoca-embaixador-de-israel-para-dar-explicacoes

Em mais um capítulo da crise diplomática entre os dois países, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, decidiu convocar o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para prestar esclarecimentos.

Vieira convocou o diplomata estrangeiro para que compareça ainda nesta segunda-feira (19/2) ao Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro, de onde o chanceler brasileiro despacha hoje.

Segundo fontes do Itamaraty, o chamado se deve “à gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel”, o qual disse que Lula passou a ser “persona non grata” naquele país, até que se retrate.

Além de convocar o embaixador israelense no Rio, Mauro Vieira chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer. O diplomata embarca rumo o Brasil nesta terça-feira (20/2).

Em Brasília, Lula realizou uma reunião de emergência com ministros para discutir o assunto. Após o encontro, o presidente decidiu que não se desculpará com Israel, mas escalou Vieira para falar sobre o tema.

A fala de Lula
A crise entre Brasil e Israel escalou no domingo (18/2), após Lula comparar as mortes de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto. A comparação foi feita pelo petista em entrevista à imprensa na Etiópia.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o presidente.

Reação de Israel
A declaração causou forte reação de Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves” e que Lula “cruzou a linha vermelha”.

O governo de Israel também convocou o embaixador do Brasil em Tel Aviv para cobrar explicações. Em uma atitude não usual, as autoridades israelenses levaram o diplomata brasileiro para o Museu do Holocausto.

 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados