Home » Unesco debate governança nas redes sociais para combater desinformação | CNN Brasil

Unesco debate governança nas redes sociais para combater desinformação | CNN Brasil

por afonsobenites
0 Comente
unesco-debate-governanca-nas-redes-sociais-para-combater-desinformacao-|-cnn-brasil

No Dia Internacional do Combate ao Ódio, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realiza um evento na Croácia para debater a governança nas redes sociais.

Reguladores e plataformas buscam consenso

A conferência reúne reguladores de mais de 70 países, além de grandes plataformas digitais e estudiosos do tema. O objetivo é criar diretrizes para que governos e empresas combatam a desinformação e o discurso de ódio online, sem restringir a liberdade de expressão.

Guilherme Canelas, chefe da liberdade de expressão da Unesco, destacou que essa liberdade é o direito de falar, mas também de buscar e receber informações confiáveis. Ele citou a tragédia no Rio Grande do Sul, onde fake news foram disseminadas, como exemplo da importância do debate.

Diferenças entre países

A conferência evidencia as disparidades entre as nações. Enquanto a União Europeia está avançada em regulação de mídia, com a Lei de Serviços Digitais, outros países como Coréia do Norte, Venezuela e Rússia não estão representados ou têm relações complexas com o tema.

O Brasil tem um representante participando, mas o projeto de lei sobre fake news está travado no Congresso. A iniciativa se inspira na legislação europeia, mas enfrenta resistências para avançar.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados