Home » URGENTE: Governo Lula publica MP para aumentar tributação, incluindo reoneração da folha

URGENTE: Governo Lula publica MP para aumentar tributação, incluindo reoneração da folha

por NCTV
0 Comente

O governo Lula publicou nesta sexta-feira (29) uma Medida Provisória (MP) com três ações destinadas a aumentar a tributação, alegando que irá alcançar um déficit fiscal zero em 2024. A MP altera o regime de tributação para empresas de 17 setores intensivos em mão de obra e retoma a tributação sobre a folha de pagamento dos funcionários.

A reoneração da folha de pagamento, prevista na MP, só entrará em vigor a partir de 1º de abril de 2024. Além disso, a medida limita compensações tributárias e reduz incentivos ao setor de eventos. Essa iniciativa, assinada pelo presidente Lula e pelo ministro Haddad, precisa ser aprovada pelo Congresso dentro de 120 dias para se tornar permanente.

A desoneração da folha de pagamentos, em vigor desde 2011 e prorrogada até 2027, havia sido vetada por Lula, mas o veto foi derrubado pelo Congresso em votação expressiva. A MP modifica o modelo anterior, substituindo a contribuição previdenciária patronal por alíquotas sobre a receita bruta, variando de 1% a 4,5%.

Além da reoneração, a MP propõe limitar a 30% o valor anual que empresas podem deduzir de impostos com base em decisões judiciais favoráveis, aplicável apenas para créditos acima de R$ 10 milhões. Adicionalmente, restringe o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, com impacto previsto de R$ 20 bilhões nas contas públicas em 2023.

Contudo, o aspecto mais controverso da MP é a reoneração da folha de pagamento. A medida prevê a retomada da contribuição patronal, com alívio apenas na primeira faixa salarial, e alíquotas reduzidas aplicáveis somente ao valor correspondente a um salário mínimo. As empresas serão divididas em dois grupos, com alíquotas progressivas até 2027.

As empresas que adotarem as alíquotas reduzidas devem se comprometer a manter ou aumentar o número de empregados em relação ao ano anterior.

Créditos: Hora Brasília

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados