Home » Verão em SP será marcado por chuvas intensas; veja como evitar riscos

Verão em SP será marcado por chuvas intensas; veja como evitar riscos

por NCTV
0 Comente

A temporada de verão em São Paulo será marcada por tempestades intensas, provocadas por muita umidade e altas temperaturas no Sudeste ainda sob influência do El Niño. A previsão é de que as chuvas fiquem acima da média histórica e a Defesa Civil já alerta a população para que evite riscos.

“Essas tempestades serão rápidas e intensas, com muita queda de raio, granizo e vento. É o combo completo”, afirma o porta-voz da Defesa Civil de São Paulo, tenente Maxwell Celestino de Souza.

O combo completo também faz parte das previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta temperaturas e chuvas acima da média na região Sudeste. Segundo os meteorologistas, El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região equatorial|) está mais forte que o habitual e deve influenciar o clima até a metade de 2024.

Neste início de verão, ao menos duas pessoas já morreram em decorrência de problemas causados pelas chuvas no estado de São Paulo —uma em Ribeirão Preto e outra na capital paulista.

Para evitar tragédias, tenente Maxwell afirma que o principal é que as pessoas não se coloquem em situação de risco e, caso percebam a necessidade de resgate, chamem os bombeiros por meio do 193. Em Ribeirão Preto, por exemplo, o morador de uma comunidade tentou salvar vizinhos ilhados durante um alagamento, escorregou, segurou um cabo energizado e morreu eletrocutado.

Durante enchentes e alagamentos, a orientação é para que se procure sempre um lugar mais elevado, seja o andar superior de um sobrado ou até mesmo o telhado da casa. Se estiver em um carro em área sujeita à inundação, a dica é para que saia o quanto antes possível. “A água sobe rapidamente”, diz Maxwell.

“São orientações simples, mas que salvam a vida das pessoas”, afirma o porta-voz da Defesa Civil.

Mudanças
Como em todo verão, a orientação é para que as pessoas busquem abrigo em edificações assim que notarem a chegada de um temporal. Entretanto, a Defesa Civil faz agora uma ressalva: evite postos de combustíveis.

Anteriormente, postos de combustíveis eram referência de lugar seguro em meio às chuvas de verão. Nos últimos tempos, porém, com rajadas de vento em velocidade muito acima das esperadas, as coberturas têm sido arrancadas e podem colocar em risco da vida de quem procura abrigo.

Cuidado ao se refrescar
Tenente Maxwell também alerta quem, em busca de um refresco em meio ao calorão, acaba se colocando em risco em rios e cachoeiras.
Segundo o porta-voz da Defesa Civil, é muito comum as pessoas darem um mergulho em poças próximas às cachoeiras em um dia ensolarado, sem se dar conta de que, a quilômetros dali, ainda na nascente, pode ter acontecido um temporal, aumentando o volume da água rapidamente.

“Para o pessoal que vai passar as férias em área de cachoeira, cuidado com cabeça d’água. A água vem com muita força da nascente, onde pode ter chovido bastante”, diz.

Segundo Maxwell, apesar dos riscos, há maneiras de se precaver em relação às cabeças d’água. “A orientação é notar se a água muda de cor, se fica mais escura. E, em 100% das vezes, virá galhos, gravetos e pedras rolando antes da chegada da água em grande volume. Tem que sair na hora e se refugiar em lugar mais alto”, afirma.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados