Na coletiva de imprensa que ocorreu nesta terça-feira (19), o deputado federal Delegado Caveira (PL-PA) gerou controvérsia ao remover o microfone da Rede Globo do púlpito localizado no Salão Verde da Câmara dos Deputados e posicioná-lo no solo.
Durante o debate entre os parlamentares da oposição sobre os cinco anos do inquérito das fake news, ocorreu um incidente. O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) expressou críticas à imprensa, alegando que “a imprensa bate palmas pro avanço ditatorial do Brasil” e, em seguida, tomou o microfone da emissora.
Durante as críticas à imprensa, Delegado Caveira pegou o microfone de Gayer e o colocou no chão. Logo após, o parlamentar atirou o equipamento da emissora ao solo, apesar dos apelos de outros deputados para que ele não fizesse isso.
O deputado Helio Lopes (PL-RJ) agiu, recolocando o sistema de som no púlpito. Gayer prosseguiu com sua crítica, expressando apreensão com a escalada autoritária do país e alertando sobre os riscos de uma potencial ditadura.