Home » Waack: Política agrava desconfiança na agenda econômica | CNN Brasil

Waack: Política agrava desconfiança na agenda econômica | CNN Brasil

por raphael.bueno
0 Comente

William Waack

Confiança e credibilidade são palavras fundamentais em economia. E é em torno delas que se dá a atual luta política do governo. Mesmo esgrimindo números vistosos de crescimento e emprego, o governo não supera a forte desconfiança por parte dos agentes econômicos.

Essa desconfiança vem de um fato básico: Lula enxerga como grande trunfo político-eleitoral a expansão dos gastos públicos e como perigo mortal qualquer perda de popularidade. Por isso mesmo, o presidente jamais entregará o que os agentes econômicos querem. Eles desejam equilíbrio nas contas públicas com redução de gastos, e não apenas aumento de arrecadação.

Até aí, nenhuma novidade. O que fez ressurgir neste momento, com muita força, essa disputa entre o que é bom para a política e o que é bom para as contas públicas — e, portanto, para a economia — foi o fator tempo. Lula acredita que a eleição de 2026 está logo ali, na esquina, e só pensa em criar o momento político para ela, gastando.

Os agentes econômicos, por sua vez, começam a achar que a delicada situação fiscal vai se complicar também em breve, muito perto das eleições. Por isso, acreditam que o governo não fará nada sério para evitar uma piora, que já enxergam acontecendo via juros, inflação e dívida elevados. Estão convencidos de que o governo não vai se dedicar a atacar, de fato, os fatores que agravam esses problemas.

Lula acha que está com a razão e que não tem tempo a perder. Basta insistir na fórmula tradicional do PT. Os agentes econômicos, por outro lado, acham que esse é exatamente o problema. E também não têm tempo a perder.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados