Home » Yanomami: Folha cita mortes e Estadão aponta fracasso de Lula

Yanomami: Folha cita mortes e Estadão aponta fracasso de Lula

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
yanomami:-folha-cita-mortes-e-estadao-aponta-fracasso-de-lula

Em texto publicado, nesta sexta-feira (23), o Estadão apontou o fracasso do governo em relação aos indígenas da etnia yanomami. O jornal destacou que “o Ministério da Saúde registrou 363 mortes de indígenas yanomamis em 2023, numa quantidade de óbitos superior ao número oficial do ano anterior, quando foram apontadas 343 mortes”.

– O governo Lula fracassou até agora na tentativa de salvar os indígenas da emergência sanitária. E, mais grave, não há qualquer indício de que os erros cometidos até aqui estejam sendo corrigidos de fato – defendeu o Estadão.

A publicação indica ainda que “não há justificativa aceitável para que a crise humanitária que atinge o povo yanomami esteja maior, e não menor, do que um ano atrás”.

 

Já a Folha de S. Paulo, já tinha reportado, na última quarta-feira (21), que “a terra yanomami registra 363 mortes no 1º ano do governo Lula”.

– A quantidade de óbitos notificados é superior ao número oficial de 2022, quando foram apontadas 343 mortes, mas profissionais de saúde não comparam os dois anos em razão da subnotificação elevada de casos no último ano do governo Jair Bolsonaro (PL). A emergência em saúde pública, declarada em 20 de janeiro de 2023, levou a uma maior presença de profissionais no território, com maior identificação de casos – disse o jornal.

 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados