Home » Zelensky demite chefe militar da Ucrânia em maior mudança desde a guerra

Zelensky demite chefe militar da Ucrânia em maior mudança desde a guerra

por elizabethmatravolgyi
0 Comente
zelensky-demite-chefe-militar-da-ucrania-em-maior-mudanca-desde-a-guerra-|-cnn-brasil

 

O presidente Volodymyr Zelensky anunciou a demissão do principal comandante da Ucrânia, o general Valerii Zaluzhnyi, na maior mudança militar desde o início da invasão da Rússia, há quase dois anos.

O movimento do presidente segue as tensões entre Zelensky e seu extremamente popular chefe militar após o fracasso da contraofensiva da Ucrânia.

E, com o país enfrentando um novo ataque russo, falta de mão de obra e munição, e a ajuda dos EUA parou no Congresso.

Em um telegrama enviado pouco antes do anúncio formal, Zelensky disse que realizou uma reunião com Zaluzhnyi e “discutiu que tipo de renovação as Forças Armadas da Ucrânia precisam.”

“O tempo para tal renovação é agora”, escreveu Zelensky.

O substituto de Zaluzhnyi será Oleksandr Syrskyi, que desde 2019 serviu como comandante das Forças Terrestres da Ucrânia.

Zaluzhnyi escreveu em seu canal Telegram na quinta-feira (8) que “as tarefas de 2022 são diferentes das de 2024”.

“Portanto, todos devem mudar e se adaptar às novas realidades também. [Nós] acabamos de nos encontrar com o Comandante Supremo. Foi uma conversa importante e séria. Foi decidido que precisamos mudar nossas abordagens e estratégia”, finaliza.

As diferenças entre os dois estavam fervendo há muitos meses, mas parecia crescer mais no final do ano passado, depois que Zaluzhnyi disse que a guerra havia chegado a um impasse em uma entrevista a revista The Economist em novembro.

Escrevendo depois que a contraofensiva da Ucrânia foi rejeitada principalmente por defesas russas fortificadas, ele alertou que um grande salto tecnológico “provavelmente não haverá nenhum avanço profundo e bonito”, mas em vez disso um equilíbrio de perdas devastadoras e destruição.

Suas observações atraíram críticas imediatas do escritório de Zelensky, que disse que tal comentário sobre a guerra só beneficiou a Rússia.

Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

versão original

 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados